5 Aplicativos de Scanner 3D para smartphone 5G 

Com a popularização pelos celulares 5G certificados pela Anatel, Uso de smartphone no escaneamento 3D é uma inovação nunca visto antes, com apenas uma câmera você consegue gerar dados para aplicações como impressão 3D, criação e auxilio na escultura artística e muito mais.

De qualquer modo, abaixo, fornecemos 7 melhores aplicações de scanner 3D para utilizadores de Android e iOS. a lista consiste em aplicações que utilizam apenas smartphones com câmera e não requerem hardware adicional. Embora hardware adicional conduza a melhores resultados de digitalização, as aplicações de digitalização 3D continuam a ser práticas e eficazes de utilizar.

Lembrando que para aplicações indústrias ainda é necessária um scanner 3D profissional com sensores e hardwares dedicado para realizar trabalhos

 

1. Scann3D

Dificuldade: Fácil.

O Scann3D do SmartMobileVison é bastante fácil de utilizar. Com pontos de rastreio fáceis de visualizar, o Scann3D fica muito bem a partir da importação de imagens e exportação para a funcionalidade Sketchfab. A aplicação é muito limpa, fácil de usar e proporciona uma boa experiência global. Tem um "escaneamento 3D guiado" para ajudar a garantir que as suas fotografias estão bem, o que é realmente útil.

Por vezes ficará desapontado por o processo demorar muito tempo para apresentar o modelo. A certa altura, durante os testes, a aplicação falhou enquanto rendia a foto, o que foi ainda mais frustrante porque aconteceu depois de a costura em si ter demorado muito tempo. A outra coisa é que se não subscrever as suas características, não pode exportar o modelo.

2. Trnio

Dificuldade: Fácil.

 

 

Trnio pode simplesmente tocar no botão da câmara no centro e mover-se à volta do objeto. Os pontos de realidade aumentada azul (AR) são adicionados ao software de cada vez que se tira uma fotografia.

A aplicação também fará um escaneamento aos objetos à volta do seu alvo, o que significa que precisará de fazer algumas limpezas. A fiabilidade pode também ser apenas uma questão menor, uma vez que algumas digitalizações são melhores do que outras.

Tem também uma característica adicional que o Trnio incorpora várias plataformas sociais. Pode seguir outros utilizadores, ver outros scans e adicionar amigos. Graças à funcionalidade "Exportar para Sketchfab" da aplicação, pode descarregar digitalizações a partir do website da Sketchfab.

3. Sony 3D Creator

Dificuldade: Médio.

O Sony 3D Creator converte objetos e pessoas em modelos 3D de alta resolução e, dependendo do que se pretende digitalizar, a aplicação ajudá-lo-á a conseguir uma boa digitalização, uma vez que tem diferentes modos de digitalização, ou seja, Alimentação, Cabeça, Rosto, Selfie e Modo Livre. A aplicação costumava ser exclusiva para dispositivos Xperia, mas a Sony disponibilizou-a também a outros dispositivos Android.

A aplicação Sony 3D Creator dá-lhe a liberdade de criar modelos 3D do seu rosto usando a câmera frontal e partilhar os seus modelos nas redes sociais ou imprimi-los em casa, se desejar.

4. Capture

Dificuldade: Médio.

Pode utilizar Capture para compartilhar com amigos ou guardar e descarregar digitalizações 3D no formato de ficheiro da sua escolha. A aplicação requer a câmara TrueDepth, que vem com a série iPhone X (iPhone X, Xs, Xr), e permite enviar arquivos através do iMessage, WhatsApp, Slack e mais aplicações. A chave é que qualquer iPhone pode exibir digitalizações, mesmo que não tenha a câmara TrueDepth.

Digitalizar com Capture é como tirar uma fotografia panorâmica. Pode pré-visualizar o scan no ambiente do modelo da aplicação ou colocá-lo num AR. Esta aplicação tem uma plataforma onde se pode inscrever para uma conta gratuita e salvar ou visualizar scans. Na mesma plataforma, pode descarregar os ficheiros num formato que se adapte às suas necessidades.

5. Qlone

Dificuldade: Médio.

Antes de começar a digitalizar, tem de imprimir um arquivo da Qlone. O scan em si é simples: basta apertar o botão de mais e mover o telefone ou objecto até a cúpula AR estar completa. Uma vez que o software torne o modelo, é possível colori-lo e exportá-lo.

Outra característica de Qlone é que pode digitalizar em múltiplos locais e fundi-los para uma melhor digitalização. Embora esta característica possa por vezes ser útil, as varreduras geralmente mostram características distorcidas, especialmente tops distorcidos.

 

Observação:

Antes de visualizar a lista de recomendações, tenha em mente os seguintes pontos ao utilizar uma aplicação para smartphone para digitalização 3D.

 

Consumirá o seu tempo. Pode passar muito tempo a tentar que estas aplicações funcionem corretamente, o que pode ser decepcionante para aqueles que apenas querem bons resultados de escaneamento 3D.

 

- São também necessários esforços de acompanhamento. A fim de extrair a melhor qualidade das digitalizações 3D, também terá de fazer o processamento de retoques no software.

 

- O resultado final pode não ser o ideal. As imagens de má qualidade são um problema comum com a atual geração de aplicações de scanner 3D, uma vez que muitos smartphones não dispõem do hardware necessário para realizar boas digitalizações.

Tecnologia e sistemas operativos:

 

A maioria dos aplicativos de digitalização 3D são baseadas em digitalizações fotogramétricas 3D, onde várias imagens do mesmo objeto são tiradas de ângulos diferentes - visando simultaneamente uma visão de 360° do objeto desejado. A aplicativo irá então processar as fotos na própria aplicação ou através de um serviço de nuvem e depois "costurá-las" para formar um modelo 3D.

Saiba mais sobre tecnologia de Scanner 3D na no nosso blog Escanear 3D